quarta-feira, 9 de abril de 2008

Contrastes no inverno de Tarcísio Almeida


O Rinoceronte é o nome da coleção outono-inverno 2008 do estilista baiano Tarcísio Almeida. Neste novo trabalho, o corpo e sua relação com a modernidade é o objeto de estudo do designer. E o que interessa a ele é observar, questionar e experimentar com suas roupas o corpo coisa, o corpo midiático. “Notamos então, uma preocupação em avaliar essas questões a partir de uma perspectiva da imagem e da identidade visual”.

Para isso, Tarcísio traçou uma pesquisa com duas linhas definidas: maternidade (gestação criativa, nascimento do corpo coisificado e moderno, casulo, viscosidade, gravidez do criador, parto, produto mutante e potencial, vítima e semente do corpo moderno) e o grotesco (tentativa de criar um corpo deformado, resignificado a partir de um padrão não estabelecido como belo).

Tudo isso traduzido em roupa é o que pode ser visto na coleção O Rinoceronte, uma homenagem ao dramaturgo Eugène Ionesco, que em sua obra transpõe numa estética fragmentada fatos do cotidiano absurdo de uma população que vive apavorada a espera da chegada dos rinocerontes. Assim, surgem formas distorcidas em busca de reestruturação dos formatos e da imagem da roupa como um todo. Volumes cheios, outros murchos num contraste que também é visto nos tecidos. Estes com variações que vão dos leves aos mais densos, do 100% algodão até o nylon. A cartela de cores é tão contrastante quanto: vai do preto total ao rosa. Nos acabamentos surgem pelica, zíper trator de metal e elásticos.

Nenhum comentário: