quarta-feira, 19 de março de 2008

A moda é objeto de estudo!

“Moda é modo, é maneira, é comportamento. A origem da palavra é latina, vem de modus que quer dizer, exatamente, modo. Falar de moda não é falar somente da maneira de se vestir. O “está na moda” é muito mais abrangente, visto que pode estar associada à arquitetura, à decoração, a uma atitude de vida, a um hábito, a lugares etc. No entanto, quando se fala em moda, imediatamente, se estabelece uma relação com as questões de se vestir num determinado padrão vingente. É muito interessante notar que a moda agrega, a si, novos valores por meio de inúmeras facetas, que a tornam extremamente dinâmica e viva”.

Escolhi esse trecho de um texto de João Braga, publicado no livro Reflexões sobre moda (ed. Anhembi Morumbi – volume 1) para ilustrar uma realidade que se configura no mercado brasileiro e em Salvador, o da profissionalização da moda. Tenho certeza que hoje a moda não é vista somente como um movimento de dondocas que desejam saber quais são as tendências da estação. O assunto é mais amplo e ganha importância como objeto de estudo, nas faculdades, nas páginas de livros, em teses de conclusão de curso e na mídia.

Já era mesmo hora de a sociedade encarar a moda como um conjunto de fatores capazes de explicar, registrar e gerar modos de comportamento, estilo de vida e história. O interesse pelo tema vai além do que está nas passarelas e nas vitrines. A moda mexe com o desejo das pessoas, gera empregos, conhecimento, se reinventa e traz com ela sinais das mudanças do mundo e da sociedade. E as pessoas estão interessadas em mergulhar neste universo. Que bom! Hoje, vejo lojistas e estilistas de volta às faculdades para cursos de moda, jornalistas empenhados em estudar sobre o que escrevem. Crescem os números de títulos disponíveis nas livrarias para nos ajudar a entender o funcionamento dessa fábrica de sonhos e expressão da realidade.

Tenho lido livros interessantíssimos sobre reflexões e estudos sobre os modos de vestir, como materiais mais técnicos. Também tenho recebido emails e mensagens de alunos de cursos de moda (que se multiplicam na Bahia) interessados em pesquisar a moda nos veículos de comunicação. Ou seja, estamos vivendo um momento muito produtivo, tanto na criação quanto em todos estes desdobramentos que só mesmo uma expressão tão vanguardista como a moda pode provocar.

Deixo aqui algumas dicas para leitura. São livros que têm me acompanhado:

1- Reflexões sobre moda, de João Braga (ed. Anhembi Morumbi)

2- A moda e seus desafios – 50 questões fundamentais, de Frédéric Monneyron (ed. Senac São Paulo)

3- Breve história da moda, de Denise Pollini (ed. Claridade)

4- Pequeno livro de estilo – Guia para toda hoda, de Ana Vaz (ed. Verus)

5- Dener – O luxo, de Denner Pamplona de Abreu (ed. CosacNaify)

6- Tecidos – História, tramas, tipos e usos, de Dinah Bueno Pezzolo (ed. Senac São Paulo).

2 comentários:

Ana Fernanda disse...

Que chique! Blog com estilo e conteúdo!
Risos... mas, vindo de você, não poderia mesmo ser diferente!
Beijo,
Ana

Márcia Ferreira Luz disse...

Querida, preciso me esforçar para agradar leitoras exigentes como você! Beijos, Márcia