domingo, 30 de março de 2008

A sempre bem-vestida

Ela foi eleita a número um da lista das dez mais bem vestidas da Vogue América, usando um modelito do brasileiro Carlos Miele. Agora, a atriz Camilla Belle volta a declarar publicamente sua paixão pelo trabalho do estilista ao aparecer na capa da revista Ocean Drive, usando um novo vestido do designer. O modelo em chifon de seda estampado vermelho com aplicação de flores foi um dos escolhidos da estrela para a nova fase, na qual ela divulga seu novo filme 10, 000 A.C. O outro look de Miele usado por ela na premiere do filme em Madri foi um top assimétrico de chifon com saia de fuxicos, aliás, destaque como Look of the day, na revista InStyle.

Para quem não sabe, a bonita tem 22 anos e é considerada um dos ícones de estilo por revistas badaladas no mundo da moda, como a Vogue América, Style.com, Harper´s Bazaar e Vanity Fair, além de ser a queridinha de ninguém menos que Karl Lagerfeld e Giorgio Armani. Filha de mãe brasileira e pai americano, participou do elenco de Jurassic Park, A balada de Jack e Rose e se prepara, agora, para protagonizar sua primeira produção brasileira, o filme À Deriva, de Heitor Dhalia.

Hum...que cheiro!

Para mexer ainda mais com o poder de atração das mulheres, acaba de chegar ao Brasil uma novidade da Diesel: Fuel for Life feminino. A fragância mistura notas florais com pimenta rosa, cassis e framboesa, além de jasmim, patchouli e musk. Para completar a história, o frasco vem vestidinho com uma “roupinha”de renda transparente. É ou não é uma tentação?

Eva Mendes é a estrela da Calvin Klein

A atriz Eva Mendes foi eleita a nova estrela da campanha mundial da Calvin Klein underwear. As fotos serão produzidas já no próximo mês, mas o resultado só será visto mesmo a partir de setembro. A paixão da atriz pela marca que representará não é novidade. Em várias aparições públicas, ela já foi fotografada usando peças exclusivas assinadas pelo estilista Francisco Costa, diretor criativo da Calvin Klein Collection.
Na foto: Eva Mendes vestida de Calvin Klein Collection no evento The Whitney Art Party em 2006 – Crédito: Patrick McMullan

quarta-feira, 26 de março de 2008

Ópera Rock exalta o jeans


Para uma coleção arrojada, uma campanha também inovadora. É assim que a Ópera Rock apresenta sua coleção de inverno, fotografada na lavanderia da própria fábrica. O jeans, mais forte do que nunca, aparece em shorts (usados com botas), vestidos e calças. Com um detalhe: os bolsos ganham forros com estampas exclusivas e viés em cetim. Um dos maiores destaques da coleção que farão a diferença em qualquer look são os acessórios. A marca aposta em scarpins, botas, cintos, carteiras, bolsas e boinas.

Foto: Alice Ferraz/Divulgação

terça-feira, 25 de março de 2008

Talento baiano a todo vapor

Depois de ser um dos destaques dos Novos Talentos do Barra Fashion 2007 e de ter participado do Fashion Business/ Fashion Rio, a estilista baiana Úrsula Félix começa a colher os frutos do seu trabalho. Ela está em momento de expansão na linha de produção para atender aos pedidos de lojas do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Recife e Belo Horizonte. Ao contrário de muita gente que cruza os braços e fica só reclamando de faltas de oportunidades no mercado, Úrsula corre atrás e, com certeza, vai crescer nas passarelas brasileiras. Para isso, ela conta com modernidade no design de suas peças, qualidade no acabamento das roupas (forradas na maioria das vezes) e gestão dos negócios, já que além de criativa e talentosa, ela também é formada em Administração, o que é um ponto a favor na organização da marca. Atualmente, a estilista vive entre sua oficina em Salvador, onde cria as peças mais conceituais, e outra no Rio, de onde saem as criações para os clientes-lojistas. Lançada a coleção outono-inverno, Úrsula já começa a desenvolver as novidades para o próximo verão. “Vou lançar meu primeiro acessório: sapatos”, avisa.

Em Salvador, as roupas de Úrsula Félix são vendidas na multimarcas Galpão de Estilo, na Av. Sabino Silva. Já para outros estados, o contato comercial é: (21) 2719-9399.

domingo, 23 de março de 2008

Tentações de inverno

A Toli, marca de Natal com loja no Salvador Shopping, promete um outono-inverno de luxo. A começar pela produção do catálogo, que conta com a beleza de Clarice Mousinho, ganhadora do Palmolive Mega Models. As fotos foram feitas no imponente Teatro Alberto Maranhão, em Natal, Rio Grande do Norte, onde também será realizado o desfile dos novos looks, no próximo dia 26. Todo esse investimento se justifica porque a nova coleção da grife chega inspirada nos movimentos Art Déco e Noveau e traz muitos vestidos drapeados e peças em alfaiataria.

Foto decidida pela Toli/ Divulgação.

Vero mostra inverno romântico

Marque na agenda: mais um lançamento de outono-inverno acontecerá em Salvador, no próximo dia 25. Desta vez, é a Vero, que leva para suas araras as novidades de marcas como Cavalli, Linda de Morrer, Vapor e Vício. Os modelos, apresentados pelas anfitriãs Flaviane Braga e Dinai Oliveira, relembram todo o romantismo da era vitoriana, por isso, muitos laços, rendas, babadinhos, tecidos fluidos. Tudo isso valorizado por cores como o ouro rosé (que promete se intensificar na estação), vinho, grafite, bege, preto e branco. O mais interessante é que, nesta coleção, os vestidos de festas dividem espaço com o jeans esportivo e despojado. A Vero fica na Av. Oceânica, lj 35, Barra Center.

Foto: Valtério/Divulgação

quarta-feira, 19 de março de 2008

A moda é objeto de estudo!

“Moda é modo, é maneira, é comportamento. A origem da palavra é latina, vem de modus que quer dizer, exatamente, modo. Falar de moda não é falar somente da maneira de se vestir. O “está na moda” é muito mais abrangente, visto que pode estar associada à arquitetura, à decoração, a uma atitude de vida, a um hábito, a lugares etc. No entanto, quando se fala em moda, imediatamente, se estabelece uma relação com as questões de se vestir num determinado padrão vingente. É muito interessante notar que a moda agrega, a si, novos valores por meio de inúmeras facetas, que a tornam extremamente dinâmica e viva”.

Escolhi esse trecho de um texto de João Braga, publicado no livro Reflexões sobre moda (ed. Anhembi Morumbi – volume 1) para ilustrar uma realidade que se configura no mercado brasileiro e em Salvador, o da profissionalização da moda. Tenho certeza que hoje a moda não é vista somente como um movimento de dondocas que desejam saber quais são as tendências da estação. O assunto é mais amplo e ganha importância como objeto de estudo, nas faculdades, nas páginas de livros, em teses de conclusão de curso e na mídia.

Já era mesmo hora de a sociedade encarar a moda como um conjunto de fatores capazes de explicar, registrar e gerar modos de comportamento, estilo de vida e história. O interesse pelo tema vai além do que está nas passarelas e nas vitrines. A moda mexe com o desejo das pessoas, gera empregos, conhecimento, se reinventa e traz com ela sinais das mudanças do mundo e da sociedade. E as pessoas estão interessadas em mergulhar neste universo. Que bom! Hoje, vejo lojistas e estilistas de volta às faculdades para cursos de moda, jornalistas empenhados em estudar sobre o que escrevem. Crescem os números de títulos disponíveis nas livrarias para nos ajudar a entender o funcionamento dessa fábrica de sonhos e expressão da realidade.

Tenho lido livros interessantíssimos sobre reflexões e estudos sobre os modos de vestir, como materiais mais técnicos. Também tenho recebido emails e mensagens de alunos de cursos de moda (que se multiplicam na Bahia) interessados em pesquisar a moda nos veículos de comunicação. Ou seja, estamos vivendo um momento muito produtivo, tanto na criação quanto em todos estes desdobramentos que só mesmo uma expressão tão vanguardista como a moda pode provocar.

Deixo aqui algumas dicas para leitura. São livros que têm me acompanhado:

1- Reflexões sobre moda, de João Braga (ed. Anhembi Morumbi)

2- A moda e seus desafios – 50 questões fundamentais, de Frédéric Monneyron (ed. Senac São Paulo)

3- Breve história da moda, de Denise Pollini (ed. Claridade)

4- Pequeno livro de estilo – Guia para toda hoda, de Ana Vaz (ed. Verus)

5- Dener – O luxo, de Denner Pamplona de Abreu (ed. CosacNaify)

6- Tecidos – História, tramas, tipos e usos, de Dinah Bueno Pezzolo (ed. Senac São Paulo).

domingo, 16 de março de 2008

Galpão de Estilo festeja um ano

“Se você não se veste bem todos os dias de sua vida, jamais estará bem vestida sábado à noite”. O pensamento de Diane Vreeland, uma das maiores formadoras de opinião em moda e mulher de estilo, é levado muito a sério pelas empresárias Bianca Passos, Fabiana Duran (foto) e Manoela Andrade. Elas lembram a frase nas etiquetas da nova coleção outono-inverno e, principalmente, no bom gosto das peças que apresentam nas araras da multimarcas Galpão de Estilo. O lançamento aconteceu no sábado, dia 15, quando as clientes não só conheceram as novidades como vestiram peças, foram maquiadas e posaram para fotos. Essas imagens serão expostas na loja e depois oferecidas às participantes da brincadeira. A Galpão fica no Apipema Center, Av. Sabino Silva (3237-8570) e traz a Salvador grifes como Cris Barros, Fábia Bercsek Glória Coelho, Ronaldo Fraga, Tufi Duek e abre o mesmo estilistas baianos, a exemplo de Irá Salles, Iuri Sarmento, Ursula Félix e Luciana Galeão . Nas fotos a seguir, confira alguns dos mimos que podem ser encontrados por lá.

Estampa mimosa

Blusa Graça Ottoni (R$ 299,20)

Objetos de desejo

Bolsas Irá Salles (preço sob consulta)

Look grafite

Vestido Ursula Félix (R$ 567). Atenção fashionistas: Essa é uma das peças que irão compor o figurino da atriz Taís Araújo, na próxima novela global!

quinta-feira, 13 de março de 2008

Inverno romântico!

A arte e o colorido das mulheres Inutis, do Ártico Canadense, inspiram a nova coleção da Maria Filó, que foi apresentada às clientes e aos jornalistas, na tarde da quarta-feira, na loja do Salvador Shopping. As peças exploram estampas exclusivas, xadrez, tricot, cores alegres, como orange, magenta, royal, esmeralda, marrom e preto, além de babadinhos e pássaros bordados. As roupas são lindas e muito delicadas, ideais para mulheres românticas e elegantes. Além disso, são peças leves, que dão conta de um inverno sem frio rigoroso como acontece em Salvador. Uma dica: para deixar o visual de vestidos e saias ainda mais moderninho, é uma boa ousar e usar do uso da meia calça, que também dão um tom a mais de luxo ao figurino. A coleção, trazida a Salvador pelas empresárias Ivânia Nunes e Maria Kruschewsky (foto), traz alguns destaques especiais. Confira nas fotos.

Blusa Laço Maxi Xadrez

Um dos destaques mais românticos da coleção (R$ 128)

Golas soltas

São trocadas de acordo com a blusa usada.

Echarpe com bordado de pássaro

Para enfeitar e proteger a pescoço!

Estampa exclusiva

Blusa de malha Fall (R$ 178)

Conforto para os pés

Sandália rasteira Ouro Velho (R$ 129)

Carteira de matelassê

Luxo sempre à mão (R$ 198)

Colares com pingentes de pássaros

Bijuterias cheias de estilo (R$ 55)

Símbolo da estação

Tag (etiqueta) vem com o desenho de pássaro

Minimalismo chic da Calvin Klein


O Minimalismo e os looks clean continuam sendo as maiores características da Calvin Klein. Só que neste outono-inverno, a marca aposta no futurismo e nos metalizados, além de texturas e volumes. Para elas, surgem vestidos, coletes com capuz, jersey com zíper, cintura alta, bolsos, recortes e desenhos inspirados no design Bauhaus. Já os acessórios exploram o vinil e o matelassê preto, prata e dourado. Na cartela de cores: purple, bordeaux, dark green, cinza e cinza-mescla, com pontuações dos vermelhos e azuis, sem abrir mão do branco e preto, tradicionais nas coleções da grife. Os rapazes também podem usar malharia com temas complementares: Wise College, de referências esportivas, com camisetas cool com mensagens explícitas e inteligentes, e estampas digitais e institucionais diferenciadas. A estética used define o estilo Calvin Klein Jeans.

domingo, 9 de março de 2008

O inverno vai ser colorido na Maria Filó


A marca Maria Filó preparou uma coleção especial para esse outono-inverno inspirada na arte colorida dos inuits, popularmente conhecidos como esquimós, um dos três povos aborígines do Canadá.O lançamento em Salvador será na próxima quarta-feira, a partir das 14 horas, na loja do Salvador Shopping, sob o comando das franqueadas Ivânia Nunes e Maria Kruschewsky Nunes. Além de estampas bem românticas, os novos looks exploram tecidos como fibras, algodão em tramas, malhas, veludos e tricôs. Os destaques são os vestidinhos, saias de tulipa, calças bocas de sino, pantalonas, casaquetos com capuz removível, além de peças com golas soltas que podem ser usadas com blusas básicas. A gente vai lá conferir tudo e contar aqui depois. Aguardem!

A febre da Crocs chega a Salvador


Madonna, Jack Nicholson, Adan Sandler, Marisa Monte, Fernanda Abreu, Fernanda Torres já aderiram à febre das sandálias Crocs, que conquistaram no mundo inteiro, anônimos e famosos. No Brasil, a moda chegou em maio do ano passado e já tem muitos adeptos também em Salvador. Por isso, a marca reuniu, na tarde do último sábado, na Barraca do Loro, em Praia do Flamengo, uma turma animada e moderna para uma “degustação” dos modelos do calçado feito de resina de célula fechada. Alguns pares foram pendurados no teto da barraca para criar o clima da festa. Os convidados foram presenteados com um par da Crocs, em modelos como o Beach, o Mary Jane e o Athens, que parece um chinelinho. Só para explicar um pouquinho a febre, basta dizer que a Crocs é levíssima, pesa só 170 gramas, é antimicrobial, resistente ao odor, tem grandes entradas de ar, é ergonômica, não retém água e ainda tem cores lindas, que deixam qualquer look moderninho e despojado.

Serviço: Preço sugerido – A partir de R$ 69 / Onde encontrar: Bilbao (Salvador Shopping), Centauro (Shoppings Barra e Iguatemi), Kipling (Salvador Shopping), Pollu Kids (Av. Tancredo Neves, 148).

Inverno: o que fica e o que sai!


O que não falta para a empresária Sheila Auster, da ABX/Contempo, é bom gosto e um olhar certeiro para trazer às mulheres de Salvador modelos exclusivos de marcas como Hale Bob, Hype, Sheri Boddel, Nicole Miller, Alexia Admor e Shalumi. Ela apresentou a nova coleção, na sexta passada, na loja do Barra Center. Nem precisa dizer que a loja ficou pequena para quem quis conferir todas as novidades! Entre tantas coisas bacanas, o cruel mesmo foi a dúvida na hora de decidir o que levar.

Na foto, Sheila mostra um dos vestidos da Sheri Boddel. E para quem quer saber o que vestir no inverno, que se aproxima, Sheila manda o recado: “Os casaquetos chegam forte em alfaitaria com bordados. Já os vestidos aparecem bem curtinhos ou longos, vamos esquecer um pouco os longuetes. Quanto aos tecidos, sai a malha radiosa, que vinha sendo muito usada, e entram os tecidos planos, de alfaitaria. A tendência é urbana com um look masculino, que permite a mulher usar de dia com uma sapatilha e de noite com um salto”. Anotado?

terça-feira, 4 de março de 2008

ABX/Contempo aposta no inverno urbano

O outono-inverno da multimarcas ABX/ Contempo, liderada por Sheila Auster, está pautado nos conceitos de urbanismo, futurismo e vanguarda. As novidades para a estação serão apresentadas na sexta, dia 7, no coquetel de lançamento, das 14h às 19h. Na nova coleção continuam fortes os vestidos curtinhos, além de peças com corte de alfaiataria, camisaria e as estampas de bichos. Para aproveitar o friozinho, a dica é apostar em casaquinhos curtos e evasés, com ares de anos 60, os mini cabans e os trench coats. A ABX traz para suas araras criações das marcas exclusivas Hale Bob, Hype, Sheri Boddel, Nicole Miller, Alexia Admor e Shalumi. Quando o assunto é acessório, estão valendo as sandálias peep-toes, as bolsas e sapatos de verniz e de croco, as botas flat (sem salto algum) e as sandálias gladiador. A loja fica na Av. Oceânica, 64, Barra Center (3264-6885).

* Na foto: destaque para o casaquinho de lã (R$ 178)